Como abrir um centro de estética em Portugal?
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Diferença entre clínica de estética e um centro de estética em Portugal
Uma clínica de estética é um estabelecimento de saúde que oferece tratamentos estéticos realizados por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas, que possuem formação e autorização para realizar este tipo de procedimento.
Estas clínicas são mais focadas em tratamentos mais invasivos e especializados, como cirurgias plásticas, tratamentos a laser, peelings químicos, entre outros.
Por outro lado, um centro de estética é um estabelecimento que oferece serviços estéticos mais simples e não invasivos, como massagens, depilação, manicure, pedicure, entre outros tratamentos de beleza.
Um gabinete de estética é geralmente mais acessível e popular e os tratamentos são realizados por esteticistas.
A principal diferença entre abrir uma clínica de estética e um centro de estética em Portugal está na natureza dos tratamentos oferecidos e nos profissionais que os realizam.
A clínica de estética é mais especializada e focada em tratamentos avançados e assegurados por profissionais de saúde, enquanto o centro de estética oferece serviços estéticos mais simples, realizados por esteticistas e terapeutas de beleza.
Como Abrir Um centro De Estética Em Portugal? – Construir Plano de negócio
Escolher a localização e o imóvel
Escolher um local para o seu negócio é fundamental para o sucesso do mesmo, especialmente se não tem carteira de clientes e vai começar do zero.
Tem três opções:
- arrendar um gabinete num espaço em funcionamento
- arrendar uma loja
- comprar uma loja
No primeiro caso, o risco é menor ao contrário da última hipótese, onde o risco é muito maior e não é aconselhado numa fase inicial.
Terá que verificar se existe concorrência, se é uma zona habitacional ou de serviços e se a rua onde está localizado o imóvel tem muito movimento e é local de passagem.
Se o imóvel está mais “escondido” é mais dificil arranjar clientes.
No caso de arrendamento, deverá avaliar o estado do imóvel e o montante das obras a efetuar.
É possível negociar um período de carência enquanto decorrem as obras, isto significa que o pagamento da renda fica suspenso até ao fim das mesmas.
Identificar o mercado-alvo
Identificar o tipo de cliente da zona do imóvel é fundamental para o sucesso.
Trata-se de uma zona chamada “mercado de luxo” e aprecia a estética avançada ou falámos de serviços e preços low cost? Tudo isto é necessário ter em conta.
Serviços
Exemplos de serviços populares em Portugal:
– depilação a cera e depilação a laser
– manicure
– massagens modeladoras
– limpeza de pele
– tratamentos com aparatologia de última geração (ex:HIFU)
– Microagulhamento
Pode também escolher fazer parcerias de outros serviços complementares aos seus serviços com outras esteticistas.
Pode também alugar um gabinete ou espaço na sua loja ou cobrar uma percentagem por serviço prestado.
Plano de Marketing Centro Estética
O plano de marketing para um centro de estética deve focar em atrair clientes de forma eficaz e aumentar a visibilidade do negócio.
Abaixo estão algumas estratégias que podem ser implementadas:
Desenvolvimento de uma marca forte: criar uma identidade visual atraente, incluindo um logotipo, cores e estilo que transmitam os valores da empresa.
Criação de um site responsivo: ter um site bem elaborado e otimizado para dispositivos móveis é essencial para atrair clientes online. Pode também fazer anúncios google ou meta.
Utilização das redes sociais: as redes sociais são excelentes ferramentas para promover o centro de estética.
Criação de website: Permite divulgar os seus serviços de forma mais profissional.
Parcerias com influenciadores digitais.
Promoções e descontos: oferecer descontos especiais e promoções sazonais é uma estratégia eficaz para atrair novos clientes e fidelizar os existentes.
Programa de fidelidade: implementar um programa de fidelidade, recompensando clientes frequentes com descontos ou brindes, pode aumentar a satisfação do cliente e estimular a recomendação boca a boca.
Avaliações e depoimentos: incentivar os clientes a deixar avaliações positivas nas redes sociais e no site do centro de estética pode ser crucial para atrair novos clientes.
Criação do perfil empresarial no Google: É gratuito e permite que o seu negócio seja localizado nos mapas da Google.
Sites de descontos: Sites como Odisseias são uma boa oportunidade para dar a conhecer o seu negócio.
Análise Financeira Centro Estética
Alguns dos aspetos a serem considerados na análise financeira de um Centro de Estética incluem:
Investimento Inicial
- Se for arrendar uma loja, quantas rendas são pedidas (por lei, o máximo são 3 rendas)
- Custos de abrir um empresa
- Obras iniciais
- Equipamentos e mobiliário
- Equipamento informático, software de gestão e marcação, POS,..
Custos fixos
- Fornecimento de água, luz, telefone, internet,…
- Renda
- Sistema de facturação
- Seguro de acidentes de trabalho (obrigatório)
- Seguro de responsabilidade civil (opcional)
- Receitas e Despesas: É importante analisar a evolução das receitas ao longo do tempo, bem como as despesas operacionais e custos fixos do negócio. Isso ajudará a identificar possíveis áreas de melhoria na gestão dos custos e na maximização das receitas.
- Margem de Lucro: A margem de lucro do Centro de Estética é um indicador chave da rentabilidade do negócio. É importante avaliar a margem de lucro bruta e líquida para entender quanto de cada real de receita é convertido em lucro.
- Fluxo de Caixa: O fluxo de caixa é essencial para a saúde financeira do negócio, pois indica a capacidade de pagar as despesas operacionais, investir em melhorias e lidar com imprevistos.Deverá ter um fundo de maneio para uma fase inicial onde o negócio dificilmente terá lucro.
Como Abrir Um centro De Estética Em Portugal? Legalização do negócio
Registrar a empresa ou abrir atividade
- Abrir atividade nas finanças ou abrir Empresa na Hora numa loja do cidadão ou online.
- Contactar um contabilista pelo menos uma vez para saber quais as suas obrigações, no caso de ENI (Empresário Em Nome Individual) ou se abrir empresa é necessário estabelecer uma avença com um contabilista.
- Obter licenças e permissões necessárias: Falando do imóvel propriamente dito, verifique se a licença de utilização tem como fim “comércio” ou “serviços”
- Seguros: OSeguro de acidentes de trabalho é obrigatório e o Seguro de responsabilidade civil é opcional.
- Adquirir Livro de Reclamações
Fornecedores de centro de estética
Identificar todos os fornecedores de bens, equipamentos e produtos necessários.
Escolher os melhores produtos para os tratamentos oferecidos é fundamental para o sucesso de negócio.
Os fornecedores equipamentos e produtos devem ser confiáveis.
Alguns aspetos a ter em conta:
- prazos de entrega
- facilidade de pagamento
- formações continuas
ProfissionalEstetica.pt
O site profissionalestetica.pt é o seu alidado na abertura de um negócio de estética, tanto no aluguer ou compra de aparatologia (HIFU), como na aquisição de produtos de mesoterapia e respetiva formação.
Como abrir um centro de estética – Conclusão
Para abrir um centro de estética, é essencial fazer um plano estratégico e perceber a viabilidade do negócio.
Evite ao máximo despesas supérfluas e vá investindo no seu negócio há medida que vai ganhando clientes.
Se o seu serviço faz a diferença na vida dos clientes, empreenda no sector da beleza, certamente terá sucesso!